Manual of Life and Mind

Queridos amigos,

A idéia dessa compilação de artigos veio de uma questão feita durante nossos estudos de domingo, sobre o texto do mestre tibetano Taranatha.

A fim de esclarecer os significados e a aplicação desses ensinamentos nós fazemos referências freqüentes a informações vindas da cultura geral, especialmente vindas dos recentes progressos no conhecimento da natureza de nosso mundo, do funcionamento da mente e de suas relações com o corpo.

Parece-nos que essas referências são necessárias dado que, em nosso tempo e em nosso mundo, um progresso considerável tem sido feito em todos os campos do conhecimento e que há uma facilidade generalizada na comunicação de toda informação. A simples reprodução de conhecimentos antigos, de costumes sociais e de comportamentos considerados como sendo as únicas referências em um ambiente limitado não tem sido satisfatória e, mais freqüentemente, tem sido inapropriada em um ambiente diferente.

Por outro lado, a pretensão de que cada um pode reinventar e reformular tudo a partir do seu próprio ponto de vista mostra meramente uma grande vaidade, desdém ou simplesmente ignorância sobre todas as grandes aquisições de nossos predecessores e de personalidades contemporâneas.

Para evitar as dificuldades advindas dessas atitudes extremas, um conhecimento geral confiável sobre esses diferentes assuntos é o mais útil.

A pessoa que fez a questão durante os ensinamentos solicitou fontes dessas referências, mais particularmente, na forma de um único livro! Como não foi possível indicar "um livro", não houve outro caminho a não ser orientar a pessoa em direção a um volume imenso de documentos impressos e em vídeo.

O problema hoje não é tanto a falta de informação, mas a abundância! Ainda mais que cada campo de conhecimento se tornou uma área de especialização sofisticada, com um grande número de publicações, tornando seu acesso difícil para os não-especialistas que procuram apenas assimilar algumas idéias gerais sobre o assunto.

Nossa seleção usa uma classificação temática. Essa compilação na forma de um manual pretende apresentar uma introdução simplificada a assuntos relacionados com nosso mundo, vida e mente, de acordo com o conhecimento científico moderno, as filosofias e a psicologia. Também incluímos referências, representações e interpretações provenientes de diferentes culturas e religiões.

O propósito foi trazer apenas uma introdução simples e curta. As notas e referências foram suprimidas, mas seus números foram mantidos no texto permitindo àqueles que assim quiserem que possam continuar sua pesquisa na Wikipedia e em outras fontes.

O nosso desejo é que esse manual possa contribuir para que se tenha uma abordagem, ou uma melhor compreensão desses diferentes assuntos, para apreciar suas particularidades e também os princípios universais compartilhados por todos eles.

Com meus melhores votos,

Lama Trinle

 

 

 Imprimir  E-mail