O objetivo fundamental dos ensinamentos de Buda é nos ajudar a ter uma melhor compreensão da forma de funcionamento de nossa mente, para nos dar meios de transformá-la em uma forma construtiva, e compreender sua natureza essencial, o que é chamado de 'os três treinamentos': Ética, Meditação e Sabedoria, sendo, assim, uma forma de se obter a liberação das diferentes formas de sofrimento.

Sobre o assunto Budismo, há muitos documentos de boa qualidade acessíveis com facilidade, atualmente.  A dificuldade maior é fazer a seleção. As obras apresentadas nessa seção foram selecionadas com muito critério pelos Lamas do KPG, sob a orientação do II Kalu Rimpoche, por sua pertinência e qualidade. Uma vez escolhidas, elas  foram traduzidas para o português a partir de versões em inglês e em francês, mas tendo o sentido revisado a partir dos textos originais em tibetano. E essa versão que é recomendada para os estudos pessoais e utilizada nos ensinamentos ministrados pelos Lamas aos domingos.

Cabe mencionar que os ensinamentos do Buda não são apenas sobre idéias interessantes a serem encontradas em livros, mas sobre uma experiência viva, transmitida por seus discípulos, que constituem sua Comunidade - a Sangha -, desde o tempo de Buda até hoje. Portanto, uma vez que você adquire algumas idéias sobre o assunto, é importante fazer contato direto com uma organização Budista de verdade e com Budistas praticantes. Se você tiver a oportunidade de passar em Brasília, você será bem vindo ao nosso Centro.

Essas são as primeiras recomendações que podemos dar a você, caro amigo. Ficaremos felizes de poder dar indicações mais específicas, se forem necessárias.

essence of ambrosia a guide to buddhist contemplations idl137Jetsun Taranatha foi um grande mestre erudito tibetano que viveu entre os anos de 1575 e 1634. O livro que iremos estudar, pertence à categoria de literatura chamada estágios do caminho (lam rim, em tibetano) e consiste na apresentação de um guia para meditadores, organizado em 'sessões de contemplação'.  A simplicidade e a objetividade do material é refletido no título A Essência da Ambrosia. Taranatha destilou a riqueza do Mahayana e a arranjou de forma a facilitar a prática.

Cada um das contemplações contidas no livro (em inglês) teve sua tradução para o português cuidadosamente revisada a partir do texto original em tibetano. O texto em português foi lido e comentado detalhadamente por Lama Trinle ao longo de várias semanas, nos encontros de domingo no KPG. Todos os comentários foram gravados em audio e estão disponíveis para serem ouvidos diretamente no site ou para download, conforme sua preferência.

Download do texto em Português aqui (Versão em revisão) 

 

 

Nesta seção, disponibilizamos a tradução para português da coleção de poemas vajra e de cantos de realização dos mestres da Linhagem Shangpa Kagyu chamado "O Oceano de Bênçãos".

O primeiro texto traz os cantos de Niguma e uma excelente contextualização sobre o conceito do termo Linhagem,  sobre a chegada do Budismo no Tibet e sobre os dois tipos de transmissão.

Que os benefícios alcancem todos os seres! 

 

 

 

gampopaEstudos sobre o livro As Instruções de Gampopa: A preciosa guirlanda do caminho supremo. Lama Uangdu e os amigos do Palden Shangpa São Paulo realizam este belo trabalho, por sugestão e sob orientação do nosso querido Lama Trinle.

A escolha tem um grande significado para nós. Como o próprio Gampopa disse, pouco antes de sua morte: “No futuro, aqueles que pensarem, ‘Alas, eu não pude encontrá-lo’, deverão simplesmente estudar e praticar os textos que compus: A preciosa guirlanda do caminho supremo e O precioso ornamento da liberação e outros. Isso será o mesmo que encontrar-me pessoalmente; não há nenhuma diferença em particular. Aqueles que estiverem encontrando dificuldades de compreensão e prática do dharma pensem em mim e supliquem com devoção. As bênçãos surgirão naturalmente”.

 

 

Lojong - O Treinamento da Mente em 7 PontosNesta seção temos os ensinamentos em audio ministrados por Lama Pelmo sobre o livro Lojong - O Treinamento da mente em 7 pontosde Tchekawa Yeshe Dorje com comentários de Jamgöon Kongtrül. (clique aqui ou na imagem para baixar o texto)

Esses ensinamentos, em versos concisos, são a essência do Mahayana. Graças a sua prática desenvolvemos a capacidade de transformar as dificuldades cotidianas em possibilidades para o nosso desenvolvimento na Via para o Despertar  fazendo  descobrir em nós mesmos um grande amor e compaixão.

 

 

 

Gotama Buddha - Hajime NakamuraNesta seção temos os ensinamentos em audio ministrados por Lama Drime sobre a vida do Buda. As informações são provenientes dos Sutras, de textos tradicionais e de livros biográficos, como Gotama Buddha - A Biography Based on the Most Reliable Texts, de Hajime Nakamura. 

 

 

 

 

 

 

Bodhisatva Samanthabhadra

Nesta seção, disponibilizamos os textos e as gravações relativas à prece Sangcho Mönlam, A Rainha das Preces das Aspirações da Nobre Conduta Excelente

O bodhisatva Mahasatva Samantabhadra compôs em versos melodiosos esta prece de aspiração para que se tornassem visíveis em cada partícula os campos dos Budas em número inexprimível no universo dos mundos que se sucedem em uma infinidade dos kalpas.

Que os benefícios alcancem todos os seres! 

 

 

 

KaluRinpoche005"A Grande Nave da Liberação", escrito pelo precedente Kalu Rimpoche em 1928, quando tinha 24 anos de idade.

 

 

 

 

 

 

 

Tchenrezig smallO Sutra do Corção da Perfeição da Venerada Compreensão Superior, ou Bhagavati Prajanaparamita Hrdaya em sânscrito, relata o ensinamento dado por Tchenrezig a Shariputra sobre a vacuidade. É um dos textos mais conhecidos da literatura budista e é notável por sua concisão e clareza.

 

 

 

 

 

 

Manual de MeditacaoNesta seção temos os ensinamentos transmitidos pelos Lamas do KPG sobre o tema Shine. O material de referência usado nos ensinamentos é o manual A Meditação, que contém o capítulo Shine - Sobre o Caminho da Calma Mental, além de textos sobre o tema escritos por grandes mestres: Deshung Rimpoche (A Tocha do Caminho da Liberação); Bokar Rimpoche (A Porta do Sentido Definitivo); Kalu Rimpoche (O Excelente Caminho Seguido pelos Afortunados). O material encontra-se disponível no site do KPG para dowload gratuito (clique aqui). A versão impressa pode ser adquirida diretame no KPG. 

 

 

As 37 PraticasNesta seção temos os ensinamentos sobre As Trinta e Sete Práticas dos Bodhisatvas, consagrado texto de Gyaltse Ngülchu Togme Zampo, grande erudito e praticante do séc XIII no Tibet.
Esse ensinamento que é um dos mais apreciados na tradição budista é constituído de belas e concisas estrofes que expressam a essência dos ensinamentos do Mahayana em ética, meditação e conhecimento superior, constituindo assim um método muito eficaz de treinamento na Mente do Despertar, a Bodhicitta, que proporciona à nossa mente um estado de serenidade, abertura, clareza e sabedoria.

(clique na imagem para fazer o download do texto) 

Gampopa-O Precioso Ornamento da Liberacao - capaEstudos sobre o livro O Precioso Ornamento da Liberação, a jóia que realiza todas as aspirações dos ensinamentos sagrados do grande mestre tibetano do século XI, Sonam Richen, conhecido como Gampopa, detentor da linhagem Kagyu. Trata-se de um material de referência para aqueles que acompanham os ensinamentos do Lama Trinle ao longo dos últimos anos. Nas palavras de S.S. Dalai Lama: "esse texto é um excelente trabalho que reflete a síntese de dois sistemas de ensinamentos – o ensinamento tradicional Kadampa e o ensinamento tradicional do Mahamudra". Durante o retiro estudamos um pouco mais da biografia desse mestre realizado e realizamos práticas meditativas associadas aos ensinamentos que foram apresentados.

 

 

print block-dege(Fonte: Wikipedia)

O Cânone Tibetano é uma lista de textos sagrados reconhecidos por diversas escolas do budismo tibetano. Além de textos Sutrayana a partir do início budista (principalmente Sarvastivada) e Mahayana fontes,  inclui textos tântricos. 

Os tibetanos não têm um Cânone Mahayana formalmente organizado e, assim, conceberam seu próprio esquema que dividiu os textos em duas grandes categorias:

Kangyur  (ou "palavras traduzidas"). Consiste em obras atribuídas ao próprio Buda. Os textos presumivelmente tiveram um original em sânscrito, embora em muitos casos o texto tibetano foi traduzido do Chinês ou outros idiomas.

Tengyur (ou "Tratados traduzidos").  É a seção à qual foram atribuídos comentários, tratados e obras abhidharma (Mahayana e não-Mahayana). O Tengyur contém 3.626 textos em 224 volumes.

Apresentamos a seguir os primeiros documentos (clique nos nomes para acessar). Progressivamente serão disponibilizadas mais informações e indicações específicas dos documentos que forem objeto de traduções e estudos.

 

 

 

04b Shantideva - Siksha-Samuccaya Cov ColShantideva 

(Fonte: Wikipedia) O Siksha Samuccaya  - Um Compêndio da Doutrina Budista, foi escrito por Shantideva e apresenta claramente e em detalhes a conduta que os bodhisattvas devem abraçar. É o mais longo dos três textos escritos por Shantideva; o Sutrasamuccaya é o mais curto e o Bodhicharyavatara é o de extensão intermediária. 

Apresentamos a seguir a versão em Inglês e em Tibetano (clique nos nomes abaixo para acessar). Progressivamente serão disponibilizadas mais informações e indicações específicas dos documentos que forem objeto de traduções e estudos.

 

 

 

Atisha 973Atisha 

(Fonte: Wikipedia) Atiśa Dipamkara Shrijnana (982-1054) foi um renomado e erudito mestre de meditação budista indiano que reintroduziu o Budismo no Tibete após o seu quase desaparecimento sob o reinado de Langdharma.
Foi abade do grande monastério budista Vikramashila na época em que o budismo Mahayana florescia na Índia. Foi convidado para ir ao Tibete por Jangchub Ö, o governador de uma região a oeste do Tibete, e sua presença contribuiu para o restabelecimento do budismo naquele país.
É o autor de Luz para o Caminho (A Lamp For The Path), o primeiro texto sobre as etapas do caminho, o texto original do Lamrim, que acabou tornando-se um dos fundamentos da instrução Lamrim posterior. Sua tradição tornou-se conhecida como Tradição Kadampa. É considerado por alguns adeptos como "O Segundo Buda".
Apresentamos a seguir documentos de referência (clique nos nomes abaixo para acessar). Progressivamente serão disponibilizadas mais informações e indicações específicas dos documentos que forem objeto de traduções e estudos.

 

 

 

Tchenrezig small

Nas palavras do precedente Kyabje Kalu Rinpoche, em Bruxelas, 1984, "Tchenrezig abre a possibilidade de um caminho mais fácil e mais rápido. Na maioria das vezes, vocês estão pouco inclinados a acreditar nisso. Vocês pensam que existe alguma coisa superior que lhes escondemos! Entretanto, não se trata de uma opinião pessoal. O Buda, assim como Padmasambava, reafirmaram várias vezes, que a via de Tchenrezig era a melhor e mais benéfica." .

Nesta seção estão disponíveis os ensinamentos em audio ministrados no KPG sobre Tchenrezig e a meditação de Tchenrezig. 

 

 

 

Sangye Menla small

 

 

 

Tara

Tara Verde é conhecida como A Liberadora. Sua prática é um dos mais poderosos métodos do Budismo tibetano para realizarmos nossa natureza búdica, a verdadeira natureza de nossa mente que foi ensinada pelo Buda em seu Ensinamento, o Dharma.

É dito que o número de pessoas que atingiram a Iluminação praticando Tara Verde é tão grande quanto o número de estrelas no céu.

Nos mosteiros tibetanos Tara Verde é praticada todos os dias com grande devoção pois é uma das formas mais poderosas de acumular mérito, eliminar os obstáculos internos e externos, desenvolver a compaixão e atingir rapidamente o Despertar

Tara ou Drolma (em tibetano) significa: libertação, fazer atravessar. Tara é, portanto, aquela que faz chegar a outra margem, cortando as distrações, fazendo superar os medos, liberando-nos dos estados condicionados de existência e desenvolvendo nossas melhores qualidades.

Amitabha full SM OP

Estudos sobre sobre o Buddha Amitabha, sua atividade iluminada e a terra pura da Grande Felicidade Dewatchen. 

 

 

 

As Quatro Preliminares Comuns constituem a base fundamental sobre a qual todas as práticas budistas estão estabelecidas.
Nesta seção disponibilizamos informações sobre o tema a partir dos textos clássicos de Shantideva, Gampopa e Patrul Rimpoche, associado com as instruções de Taranata para a meditação sobre esses temas. A seção inaugura-se com o material do Retiro sobre o tema, conduzido por Lama Drime em abril de 2016, no KPG. 

 

 

 

 

 

dhammapada1(Fonte: Wikipedia)

O Dhammapada é a coleção de ensinamentos do Buda em forma de verso e uma das escrituras budistas mais lidas.
Nesta seção, esses textos serão utilizados como base para o estudo das seis paramitas.  



 

 

 

jatakamala-cover(Fonte: Wikipedia)

O Jatakamala é uma coleção de histórias sobre as vidas passadas do Buda Shakyamuni, antes de sua iluminação

Nessas histórias o Bodhisattva por vezes aparece como um animal, como um rei, ou como um pária, e em todas ele exibe as virtudes que o levaram a atingir o estado de buda.  
Os textos são inspiradores e servem de suporte para o estudo das Paramitas.

Além dos textos, esta seção contém uma coleção de pinturas ilustrando cada passagem. 



 

 

 

Tara Branca

Nas palavras de Khenpo Karthar Rinpoche "a prática de Tara é extremamente profunda, porque a natureza essencial de Tara é o conhecimento primordial, de tempos sem princípio. Tara Branca foi a principal prática de divindade de muitos estudiosos budistas conhecidos e siddhas na Índia, que se referem a ela como "aquela que encarna todos", que significa "aquele que realiza uma, realiza todas".

Ensinamentos sobre o texto Nanche Yeshe Gepa (Transcendendo o Ego), de SS Rangdjung Dordje, o 3o Karmapa.

3rd karmapa rangjung dorje

.

shantidevaBodhisatvacharyavatara

O Bodhisatvacharyavatara ("Entrada na Prática do Bodhisatva") grande clássico da literatura Mahayana foi enunciado na Universidade de Nalanda no séc VIII por Shantideva que foi um dos 84 Mahasidhas indianos de grande erudição e nível de Compreensão.

O texto descreve em forma de poema a carreira nobre e altruísta de um Bodhisatva. Os dois pontos importantes nesse texto são o cultivo de uma mente altruísta e a geração de uma profunda percepção sobre a natureza da realidade.
No Tibet exerceu forte influência em todas as escolas budistas a partir o séc XI orientando profundamente a vida religiosa da população.
Sua Santidade o Dalai Lama nos ensina: "Através do Bodhicharyavatara é possível desenvolver qualidades como o amor e a compaixão, a generosidade, a paciência não apenas confinados a um nível pessoal mas estendendo-se a todos os seres sencientes.... Ensinamentos que continuam pertinentes até os dias de hoje. É por isso que eu encorajo as pessoas a tomar atenção a tais práticas."